sábado, 28 de fevereiro de 2009

Clube do capuccino


Ultimamente em minhas andanças resolvendo os afazeres da vida, tenho adoçado essas empreitadas com preciosos minutos saboreando um capuccino. Deixando de lado tanto rigor comigo mesma, que antes, em passos rápidos queria fazer tudo no menor espaço de tempo para aí já engatilhar outro e mais outro compromisso. Será isso algum indício de TOC – transtorno obsessivo compulsivo?


Seja lá o que for, estou praticando o seu exorcismo. E não é que tem sido uma delícia? Uma pausa comigo mesma. Além do mais acompanhado dessa saborosa bebida que, nesse início de outono/inverno combina por demais.

Agora, sempre que saio, reservo os minutos para um íntimo encontro: eu e uma chícara de capuccino. Pequena ou grande, dependendo da vontade e do horário, porque após quarenta minutos, já estou ligadíssima, querendo conversar pelos cotovelos!

Para quem era como eu, implacável comigo mesma, vai a dica de uns bons momentos de deleite com um capuccino. Entre um gole e outro, relaxamos, pensamos na vida, observamos as pessoas em volta. É um exercício delicioso. A composição que dá o barato: leite, canela, chocolate e café.

Sei que só esse papo de barato não convence muita gente, principalmente a ala dos espreitadores das propriedades e seus benefícios. Pois para esses também apresento argumentos:

Para nós, mamíferos, o leite faz bem à saúde porque ajuda o crescimento; contribui para a formação dos ossos, músculos e dentes fortes e regula o sistema nervoso. Também aumenta a resistência às doenças infecciosas; desperta o apetite; facilita a digestão. Além disso, ele ajuda a pessoa a se conservar alegre e bem disposta para o trabalho, pois é uma rica fonte de energia e saúde para pessoas de toas as idades.

A canela, conhecida há mais de 2.500 a.c. pelos chineses, era a especiaria mais procurada na Europa e seu comércio era muito lucrativo. Considerada símbolo da sabedoria, a canela foi usada na Antigüidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho e com fins religiosos na Índia e na China. Propriedades medicinais: Adstringente, afrodisíaca (UHUHUHUUUUU!!), anti-séptica, aperiente (estimulante do apetite), aromática, carminativa (contra gases intestinais), digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica e vasodilatadora.

Todo chocólatra que se preza, sabe que a teobromina existente no cacau oferece estímulos para o sistema neuromuscular, favorecendo as funções renais, cardíacas e aliviando o cansaço intelectual (queridinho de plantão dos concurseiros na hora das provas). O organismo humano de qualquer idade e nas mais diversas situações de saúde, absorve facilmente o chocolate que, pouco tempo após a ingestao está tranformado em energia. A digestao do chocolate se faz facilmente, graças as gorduras que entram em sua composiçao: 39% de ácidos graxos nao saturados, sendo 37% de ácido oléico e 2% de ácido inoléico, indispensável ao organismo. Em relação a seus benefícios na TPM, é um verdadeiro bálsamo de serotonina!

O café, ô viciozinho danado, tem como estrela a cafeína, que se comporta como um vaso constritor do sistema do cérebro. Prolonga o estado de vigília e retarda as sensaçoes de fadiga ocasionadas pelas atividades diárias.

E então, não há porque recusar. Encontramos em praticamente todo lugar: nas grandes livrarias – ah, um capuccino e uma revista – dupla dinâmica; nos cafés e até mesmo nos Mc Donald’s da vida. Hoje enquanto acompanhava minha pequena devorando um Mc Lanche (com duas baquetas de brinde), saboreei um ótimo capuccino e um fofinho croissant.
E aí amigos, vamos nos encontrar para tomar um capuccino?

SEGUE RECEITA CASEIRA (quem preparar, me convide!)
Capuccino fácil (duranção: 15min, rendimento: 15 porções)
Ingredientes
400 gramas de leite em pó integral
230 gramas de açúcar
50 gramas de café solúvel
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
MONTAGEM:
Misture no liquidificador o leite em pó e o café solúvel (para triturar o café). Coloque a mistura em um recipiente com tampa e acrescente os outros ingredientes. Agite vigorosamente o recipiente até que a mistura esteja homogênea.
PREPARO:
Ferva 180ml de água, coloque a água em um copo alto (vai dobrar de volume), acrescente 3 colheres(sopa) bem cheias de capuccino e misture bem até ficar cremoso. Pronto. A dica é colocar por cima chantily e cobertira de chocolate.

2 comentários:

  1. É sério esse convite para um capuccino? Eu ADORO capuccino!!! E tenho saudade dos amigos... e então? Na sua casa, na minha ou num "point" qualquer? É pegar ou largar! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Taí um capuccino que vale a pena ser tomado: em sua companhia e colocando o papo mega-atrasado em dia! Vamos nos comunicar. Bjão.

    ResponderExcluir