sábado, 14 de fevereiro de 2009

Afrodite catártica


Catarse: "libertação, expulsão ou purgação daquilo que é estranho à essência ou à natureza de um ser e que, por esta razão, o corrompe" (HOUAISS).
Um amigo comentou que tem observado um tom de catarse em meus textos aqui no blog. Fiquei refletindo sobre isso de ontem para hoje. Não que não tenha. Obviamente tem.
O que refleti foi sobre a necessidade das pessoas de expurgar o que não lhes pertence, ao menos em essência. Todos precisamos liberar emoções ou tensões reprimidas. E para isso, não dá para a todo momento, sairmos brigando com o chefe, dando porrada no trânsito, mudando de marido ou esposa.
Não dá pra desistir tão fácil da vida que temos. Mas também não dá pra ficar agüentando egoísmo do parceiro, dos filhos, abuso da empregada, falta de consideração das pessoas próximas, dentre tantas outras quinquilharias do dia a dia. Sinceramente acredito que a maior parte das doenças tem origem nas emoções que reprimimos.
E, para mim, a melhor válvula é mesmo a irreverência, o deboche e o desaforo. Precisamos tirar onda de certas picuinhas cotidianas absurdas. Ou seja, levar a coisa no bom humor, mas obviamente gritando quando pisam em nossos calos. Afinal, saúde é o que interessa!
Um beijo para meu amigo observador.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente!
    E o querido blogger tá aí pra isso rsrsrsrs
    Adorei o blog que encontrei pulando de galho em galho, digo de blog em blog rs

    Bom carnaval,

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Paulinha,
    seja muito bem vinda! Bom saber que vc gostou. Está meio devagar com a produção porque estou numa correria. Mas fique de olho porque aqui é pra gente "botar a boca no trombone"!. Bjos e bom carnaval.

    ResponderExcluir
  3. Creusa,
    De fato, pensamos bem parecido! Eu postei algo bastante similar no meu blog há um tempo. Sempre digo a todos: "gritem, chorem, esbravejem, dêem gargalhadas, VIVAM". Os que reprimem são que morrem de câncer, dentre outras doenças psicossomáticas, de origem de cunho emocional, e não apenas mera predisposição genética... Viva la vida!

    ResponderExcluir