sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

MADONNA: RETROSPECTIVA DE VÁRIAS ÉPOCAS


Enquanto chega o esperado show, os fãs de Madonna podem ampliar seus conhecimentos sobre a diva lendo sua recente biografia lançada pela Editora Nova Fronteira. As quinhentas páginas de MADONNA 50 anos – A biografia do maior ídolo da música pop é uma rica retrospectiva do cenário cultural da música pop internacional nos anos 80 e 90.
Escrita pela inglesa Lucy O`Brien, o livro surpreende quem vai em busca de escândalos e revelações da vida íntima da pop star. O calhamaço prende o leitor pela riqueza de informações e análise sobre todo o processo criativo adotado pela Diva.
O ponto de partida é o ano de 1960, na cidade de Detroit e a descrição da família de imigrantes italianos com as dificuldades trazidas pelo preconceito à nova onda de imigração européia. Nesse cenário está inserida uma menina que sempre apresentou alto desempenho escolar, concluindo o segundo grau antecipadamente e partindo para cursar faculdade de dança, abandoná-la e partir com a cara e a coragem para Nova Iorque.
Madonna 50 anos é escrita por uma inegável fã que não se limitou em ser benevolente nas análises. A obra também descortina a faceta egocêntrica e interesseira da artista, embora apresentadas sob o véu da obstinação.
O ponto alto do livro, especialmente para os leitores balzaquianos, é o resgate do rico cenário musical nas duas décadas de surgimento e consolidação do ídolo Madonna. O paralelo traçado entre ela e Cindy Lauper, sua relação com Prince, bem como a citação das bandas da época.
Lucy foi generosa nos detalhes, pois seu livro é um estudo minucioso de cada produto lançado pela cantora. Cada álbum conta uma história que é encenada em videoclipes e desenvolvido em suas turnês, sob os diversos pigmentos utilizados pela cantora-camaleoa. Na turnê Girlie Show, o leitor compartilha com o bailarino de rua e coreógrafo brasileiro Alex Magno as suas impressões sobre as idéias de Madonna para as coreografias.
A relação da estrela pop com o cinema também é examinada, descrevendo os iniciantes Procura-se Susan, Uma Equipe Muito Especial, Surpresa em Shangai, Dick Tracy, sua parceria com Woody Allen em Neblina e Sombras e o glamoroso Evita, além de suas participações no teatro, incluindo a Broadway.
No capítulo “Anjo caído” é relatado todo o processo criativo e a bombástica repercussão do livro Sex, publicado em 1991, quando Madonna criou a Maverick, sua empresa multimídia. É dessa época sua célebre afirmação “Em todo o meu trabalho, o objetivo é nunca ter vergonha, de quem você é, do próprio corpo, do próprio físico, dos seus desejos, das suas fantasias sexuais. O medo é a razão pela qual existem intolerância, sexismo, racismo, homofobia... As pessoas têm medo de seus próprios sentimentos, medo do desconhecido. O que estou dizendo é: Não tenha medo.”
O capítulo analisa também a importância da expressão de Madonna no início dos anos 90 para a homossexualidade, principalmente feminina, por conta do lesbianismo de batom, glamoroso, belo e com celebridades. Madonna, segundo a autora, tem um longo caso amoroso com a cultura gay. Afinal, as mulheres que lhe servem de referência, de Marlene Dietrich a Frida Kahlo, eram bissexuais.
Após uma década de ricas descrições, a escritora chega ao ano 2000 e aí está uma Madonna saindo da toca, onde esteve cuidando de sua prole. Emerge uma artista preocupada em dividir espaço nas estações de rádio com cantoras mais jovens, como Britney Spears e Christina Aguilera. É a época de se tornar a senhora Ritchie, morar em Londres e lançar mais um sucesso mundial: music.
O livro finaliza com o relato de sua participação no Live 8, um mega evento em Londres, com o objetivo de conscientizar sobre a fome no mundo e defender o perdão da dívida externa na África. Ao lado de Annie Lennox, The Who e Pink Floiyd, que se reuniu especialmente para a ocasião, Madonna foi um dos pontos altos do espetáculo.
O pigmento agora é o de uma Madonna politizada e preocupada também com as questões globais. Apesar da abundância de informações, o livro não esgota as possibilidades da camaleoa, prato cheio para Lucy, que certamente terá mais histórias para render um segundo volume.
(Texto escrito em dezembro/2008)

Serviço:
Madonna 50 anos: a biografia do maior ídolo da música pop.
Editora Nova Fronteira
Idioma: Português
Encadernação: brochura, 16 x 23, 512 págs.
Ano edição: 2008
Autor: Lucy O´Brien
Tradução: Inês Cardoso
Preço: R$ 59,90

Nenhum comentário:

Postar um comentário