quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Simone de Beauvoir hoje faria 106 anos, mas ainda é muito atual


      No dia em que o Google homenageou o 106º aniversário de Simone de Beauvoir, a citação não passou despercebida. Muita gente entrou no clima e fez sua menção nas redes sociais. Nascida em 1908, na França, Simone iniciou sua carreira como professora, seguindo como escritora, filósofa existencialista, assim como seu companheiro Jean Paul Sartre, e um dos principais ícones do feminismo no mundo.

      Simone ensinou que não se nasce mulher, torna-se mulher. Chamou para as mães a responsabilidade de repetir os padrões machistas de uma sociedade, ao afirmar que esses valores são repassados por elas juntamente com o leite materno.

      Escreveu ensaios, romances, monografia e até autobiografia. Mas foi com O Segundo Sexo, obra em dois calhamaços, volume I e II, que emplacou suas ideias revolucionárias e filosóficas sobre a condição da mulher, categoria título de seu livro, já que o primeiro sexo, de acordo com os valores da sociedade, no entender da autora, seria o homem.

      A obra foi lançada em 1949 e faz uma abrangente análise sociológica, com riqueza de detalhes históricos e argumentos bem fundamentados, onde desconstrói o biologicismo do feminino e aponta que tudo é uma questão de construção social e histórica. E de decisão.

      À época em que foi escrito, a mulher ainda se encontrava sob o jugo masculino, porém já com fortes indícios de participação ativa como força de trabalho e também na vida intelectual. Apesar de muitos referenciais terem mudado de lá para cá, a leitura ainda é muito atual, pois não é raro filhos e filhas terem tratamentos distintos dentro de um mesmo lar. Como também não é raro ainda se ouvir a frase ”mas ele pode, porque ele é homem”.

      Mulher pegadora ainda é piranha. Homem pegador ainda é garboso. O leite pode ter ficado um pouco mais ralo, mas ainda continua sendo a maior fonte de energia para que toda essa ignorância seja perpetuada. Leitura recomendada, principalmente para as mulheres que desejam ser mães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário