sábado, 27 de abril de 2013

Uma viagem por tapetes mágicos

Eles vieram a Recife para comemorar seus quinze anos e estão colocando brilho nos olhos de crianças e adultos. Os Tapetes Contadores de Histórias surgiu no Rio de Janeiro e é formado por atores e contadores de histórias.

O material utilizado dá o tempero do encanto. Adultos e crianças, descalços, percorrem um salão cheio de tapetes que levam a uma viagem colorida e sensorial, porque em cada tapete há uma espécie de cenário de tecido que reproduz os elementos do livro. Portanto cada espaço tem o seu livro.

Montanhas, casas, nuvens, bichos e gente, tudo que há nas estórias escritas é encontrado materializado no cenário. Às vezes à mostra e em outras, escondidos em bolsos e malocas. O barato é duas pessoas por tapete, um adulto e uma criança, ou duas crianças como termina acontecendo, se reunindo para contarem e viverem as estórias que saem do livro. A criançada vai se juntando e formando grupos empolgados.

Pelo repertório dos livros passam autores brasileiros consagrados como Ana Maria Machado e Graciliano Ramos e também contos populares de diversas partes do mundo. O encantamento é geral. Quem entra no universo das cores, texturas e ideias dos Tapetes, não tem vontade de sair.  

A programação é gratuita e pode ser aproveitada na Caixa Cultural, no Marco Zero, de terça a domingo, das 12h às 20h. E as sessões de estórias acontecem aos sábados e domingos, às 16h e às 17h. A dica é chegar uns quarenta minutos antes para pegar a senha, que é muito concorrida.
A leitora Luísa, de 9 anos, após conhecer o grupo, pensa em criar seu próprio tapete.

O grupo estará até o dia 19 de maio e no próximo dia primeiro, feriado nacional, eles estarão fazendo as sessões de estórias. É programa pra criança de todas as idades e não falta vibração aos adultos que lá chegam. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário