segunda-feira, 23 de abril de 2012


ALGUÉM FICOU ARRETADO

Um dos princípios basilares do jornalismo é a imparcialidade. Cabe ao bom jornalista a capacidade de conhecer, entender e desenvolver a notícia de forma a trazer para o leitor/ouvinte/telespectador os fatos e deixar que ele tire suas próprias conclusões.

Entretanto, como humano que é, o profissional muitas vezes se deixa vencer por sentimentos, conceitos ou até mesmo propósitos outros que o distanciam desse ideal.

Os aspirantes à profissão, os focas, como são conhecidos na área, tiveram recentemente uma aula de como não se deve proceder em uma missão jornalística. Trata-se de um texto sobre a passagem do ex Beatle Paul McCartney na cidade de Recife, publicado em um site de uma revista especializada em música.

No caso, o ressentimento e o objetivo único de desqualificar a plateia local ficaram visíveis. Com tanto assunto para se falar, como a organização do evento, o repertório escolhido – afinal, o veículo é especializado em música – o autor tratou de iniciar falando sobre o calor excessivo.?!?!

Enquanto isso a cidade realmente pegava fogo, pois a cidade estava repleta de eventos culturais e tudo fervilhava ao mesmo tempo: Abril pro Rock, Chico Buarque, Cirque du Soleil, e peça do global Edson Celulari. Casas cheias nos quatro cantos. Sim, a cidade está se consolidando no circuito.

Paul Mccartney com o olhar perdido? Oi? Essa foi a pérola! O que se viu foi um cantor suado, é certo, mas bastante descontraído, curtindo a interação com o público que, como ele mesmo falou: Arretado!
 Acontece que no Nordeste, e especificamente em Pernambuco, a expressão “arretado” tem dois significados. Povo arretado, como o Paul disse, é algo muito legal, bom demais, trilegal, como dizem os gaúchos.

Mas também pode conotar alguém que ficou muito chateado, com raiva, ressentido. Agora voltando ao jornalista arretado, ainda foi dito que o público estava mais preocupado em tirar fotos de si mesmo do que do próprio show. Ou essa pessoa nunca frequentou os shows realizados nas cidades de São Paulo e Rio, ou o calor da plateia afetou sua capacidade de percepção. Tira-se fotos de si mesmo em qualquer lugar do mundo. Álbum de recordações, hoje virtual, é a coisa mais antiga do mundo. E as redes de relacionamento? Ele não conhece?

Não houve partida. Aconteceu um show de alta categoria, onde se sobressaíram a delicadeza e o carinho do cantor e sua banda para com o público. E a recíproca foi muito verdadeira: no gramado e nas arquibancadas uma plateia de todas as idades. Pais beatlomaníacos orgulhosos por estarem com seus filhos por lá. Pessoas que certamente apenas conheciam o refrão mas em plena harmonia com o alto astral que pairava sobre o Estádio do Arruda. Respeito e empatia recíprocos. Demais artistas nacionais e internacionais: PODEM VIR QUENTES QUE ESTAMOS FERVENDO!

6 comentários:

  1. Você resumiu com maestria o nosso sentimento. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diante do momento mágico que foi estar nesse show, ler aquelas palavras desconectadas nos deixou muito ARRETADOS! KKKK. Bjos, Beta.

      Excluir
  2. Não fui, fiquei lamentando e com pena de Thales "Tô cuidando de Lulu, né?" A sua crítica é muito boa, agora a imparcialidade não se tem nem nas pesquisas científicas, a neutralidade científica já caiu por terra. Mas este repórter tava de mal com a vida mesmo... Beijos, Carmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmo, não carece de ter pena. Thales já tinha farreado na noite anterior.
      Mas sobre a tão sonhada imparcialidade, sei bem disso. Afinal, ela é trabalhada por HUMANOS.
      Mas como princípio ainda existe e deve haver ao menos um esforço em direção a ela.
      O problema é que o texto postado na revista foi nitidamente discriminatório.
      Fiquei muito feliz com sua passagem por aqui.
      Bjos.

      Excluir
  3. Nossa cidade brilhou mais uma vez no cenário nacional.
    Seus comentários foram perfeitos...
    Neste caso "PODEM VIR QUENTES QUE ESTAMOS FERVENDO!" mesmo!!!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, na constelação cabem todas as estrelas, mas tem gente que não admite dividi-la.
      Recife está entrando no circuito PRA VALER. E qual o problema, né?
      E que bom que nosso país está ganhando prestígio pra esse povo todo estar chegando por aqui.
      Mas tem gente que não pensa assim e quer exclusividade. Gente chata essa.
      Vamos agora aguardar U2 e Rolling Stones (a banda)! KKKKKK.
      Bjos, Lu!

      Excluir