sábado, 23 de julho de 2011

Balé para adultos: Se tem vontade, não perca mais tempo!

Mais ou menos vinte anos. Esse é o tempo que decorreu desde o dia em que parei de dançar e parti para a luta do dia a dia. Aí vieram as faculdades, estudos para concursos, filhos, trabalho, marido, casa.
Num dia, janeiro. De repente, dezembro e um suceder de ciclos, vezes deliciosos, outras nem tanto. Vida comum de uma pessoa comum, uma filha de Deus.

Atividade física sempre foi importante. Mas e o tempo? Algumas matrículas em academias de ginástica, alguns rompantes de comprar malha nova. Caminhadas, pedaladas. A Yoga preenchia por dentro e por fora. Pilates? Não curti. E o tempo passava, na maior parte acompanhado com o sedentarismo.

Aí veio a descendência e minha filha entrou para o balé. Vieram as aulas, o espetáculo de fim de ano. Realização total! Total? No segundo ano, ela me comunica que não quer mais fazer balé. E essa notícia me atingiu em cheio, como uma lança envenenada no peito! Dramático, né? Pois assim foi.

Foi quando ouvi de uma amiga, que também tem filha que dança, e que também ama a dança, que para evitar um dia esse sofrimento, entrou para uma turma de balé para adultos. É óbvio, quando a gente tenta se realizar através do outro sempre corre o risco de resvalar na frustração.

E aí começa a parte principal da história. Em fevereiro encontrei a Academia Ângela Botelho, que investe e se dedica a um segmento cada vez mais procurado de balé adulto iniciante na cidade de Recife.

A escolha da roupa foi engraçada. Comprei tudo preto por achar que não combinava mais com o rosa das meias e saias. Muitos quilinhos a mais dos tempos de leveza, fui à minha primeira aula com a insegurança e a ansiedade de quem vai ao encontro do primeiro namorado. Muita emoção.

E o que posso dizer hoje para quem lê, é que sempre será tempo de realizar aquele sonho adormecido da juventude. Porque na verdade a juventude nunca passa quando nos mantemos vivos de espírito. O corpo pode inicialmente nem acompanhar como gostaríamos, mas somos perfeitamente adaptáveis, e quando se trata de algo para nós prazeroso, não temos idéia do quanto podemos ir além.


Aproveito para postar o vídeo de minha primeira apresentação: uma aula-apresentação realizada no Teatro Barreto Júnior, diante de uma platéia que incluiu meu filho, minha filha que voltou a dançar quando viu minha empolgação, e meu esposo, todos aplaudindo e surpresos com a revelação de uma faceta minha que não conheciam. É sempre bom surpreender, principalmente a nós mesmos.
PS - No video, sou a terceira, da esquerda para a direita, na fila de trás.

13 comentários:

  1. Lindo post! Emocionante! Beijos, Flávia

    ResponderExcluir
  2. Beijo pra ti também, Flavinha. A vida sem emoção não tem muita graça, né?

    ResponderExcluir
  3. Creusa, que coisa mais linda! Depois quero saber detalhes. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que bailarina fascinante. Parabéns pelo empenho. Amei...... Tô pensando em voltar a dançar, kkkkk !!!!!! Beijos, Genésia

    ResponderExcluir
  5. Lídice e Genésia, venham para a Academia Ângela Botelho. Elas tem o maior carinho com a turma de ballet adulto! Estou esperando...Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Bailarina linda...
    Quando resolvemos dar o primeiro passo, o mundo se abre a nossa frente. Daí percebemos que, quando estamos de bem com a vida, tudo melhora a nossa volta.
    Parabéns! Beijos.
    Beta.

    ResponderExcluir
  7. Quem já foi Rainha nunca perde a majestade... Lembrei-me das vezes em que lhe vi dançar, ainda aos seus 16 anos, lá em Caruaru. Continua com a mesma graça e desenvoltura que encantavam. Benvinda de volta ao palco, alteza.
    Asc.

    ResponderExcluir
  8. A-D-O-R-E-I!!!
    Sensacional!
    O ballet está sempre nas minhas lembranças, meu olhar de carinho a esta exuberância de música e movimentos, graça e beleza.

    Continua, Creuza, que tá lindo..

    ResponderExcluir
  9. Oi Creuza! Sou eu Renata, sua professora. Vim te dar os parabéns pela dedicação e a evolução nas aulas ballet. Você realmente tem o dom da dança e ele realça ainda mais no palco. Fico muito feliz de ler seu depoimento, ver o vídeo e mais ainda de saber que vem muito mais por aí!
    Um beijo

    Renata

    ResponderExcluir
  10. Muito legal esse post. Me traz grandes emoções. Quando a gente faz o que gosta, principalmente aqueles sonhos mais singelos, a vida fica de uma leveza impressionante. Você tem razão, Beta.
    Ascânio, amigo querido, vc sempre generoso. É ótimo tê-lo por aqui.
    Acho que ninguém resiste a olhar um bailarino dançando, né, Eduardo? A dança envolve e desperta a força vital em nós. Bjos.
    Renata, professora muito querida, vc e a Academia Ângela Botelho estão de parabéns por realizarem um trabalho sério e dedicado ao ballet adulto. Vcs realmente apostam na turma, e isso é muito bonito e instigante. Parabéns também pelo alto nível das aulas. Bjo grande!

    ResponderExcluir
  11. Olá, adoreeei o seu blog, especialmente o post sobre ballet para adultos! Em uma busca por "Balet para adultos em recife" acabei encontrando seu blog e Confesso que me empolguei mais ainda, pois desisti do ballet quando era criança! Achei incrível a sua determinação, parabéns Podemos manter contato?? Beijos

    ResponderExcluir
  12. NOSSAAA QUE COISAS TÃO LINDAS QUE VC ESCREVEU!! ME EMOCIONEI BASTANTE!!!ISSO SIM É QUE É UM INCENTIVO A CORRER ATRÁS DE UM SONHO!!!! PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  13. Era isso que eu estava procurando será que ainda temos agora estamos em 2014!

    ResponderExcluir