sábado, 25 de janeiro de 2014

Buenos Aires: destino de muitos brasileiros


      Afrodite inicia 2014 com o pé direito: uma série de matérias sobre Buenos Aires, o destino turístico de muitos brasileiros durante todo o ano. De início, vale ressaltar que a estadia de sete dias valeu por anos de leitura. A cidade respira cultura por onde vamos. Em seus prédios seculares bem conservados vê-se o respeito que a cidade tem por sua História. Lugar cheio de livrarias e de cafés, além de parques sempre frequentados por gente de toda idade, principalmente por jovens.

      Estivemos lá em meado de janeiro. Diga-se de passagem, num verão que não era sentido há quarenta anos! O calor estava de matar! Atmosfera abafada e o ar que se respirava era quente como vapor. Pegamos temperaturas que variaram de 33 a 40 graus, com sensação térmica acima disso. Portanto, nossa recomendação é: se puder ir em outra época, não vá em janeiro. Mas se não tiver como, não deixe de ir, pois ainda assim vale muito a pena!

A dica para o primeiro dia: um tour com o Bus Turístico


      Fazer o passeio com o Bus Turístico no primeiro dia é uma ótima opção. Ele percorre praticamente todos os pontos turísticos que queremos conhecer. Funciona de forma organizada e com 25 paradas onde podemos descer, conhecer o local desejado e pegar os próximos ônibus, que passam a cada vinte minutos.


      Como Buenos Aires é uma cidade que tem muito o que ver, certamente uma estadia não vai ser o suficiente para se curtir com calma cada coisa. Logo, o tour ajuda o visitante a ter uma visão geral e a selecionar o que interessa e descartar o que não lhe pareceu valer a pena.
      O ônibus tem dois andares. O inferior é com ar condicionado, mas dispõe de poucas cadeiras. O de cima é sistema jardineira, tem bem mais cadeiras e é o mais concorrido por conta da vista. Dessas cadeiras podemos fazer boas fotos.

Obelisco, na Avenida 9 de Julho
   
      São disponibilizados aos passageiros fones com as explicações e narrações de fatos históricos à medida que o passeio vai percorrendo os pontos de destaque. Como é uma cidade cosmopolita, o áudio está disponível em diversos idiomas como o Português, o Chinês, o Francês e o Inglês. Só não recomendamos ficar ouvindo muito nos intervalos das explicações, pois toca um só tango o tempo inteiro. Não raro se ouve os passageiros tirando brincadeiras do tipo "não aguento mais esse tango!".

Plaza de Mayo
      Quando compramos o ingresso, ele custava 170 pesos (a cotação estava para cada real, 3,50 pesos). É importante lembrar que a Argentina atualmente passa por um momento delicado e que a inflação tem sido uma constante. Logo, os preços podem ser modificados de um mês para o outro, devendo o viajante fazer uma consulta prévia.

La Bombonera - Estádio do Boca Júnior
      Os bilhetes podem ser comprados com validade de 24 horas ou de 48 horas. Adquirimos bilhetes para 24 horas, mas não é má ideia adquirir para dois dias, pois assim é possível ir para bairros mais distantes, como Caminito, e poder descer e aproveitar melhor cada lugar. Certamente sairá mais barato do que taxi, já que a diferença de preço entre o bilhete de 48 horas é pouca.

Casas construídas com revestimento de navios, na Boca
      Quem quiser seguir viagem non stop em um mesmo ônibus, não tem problema. O percurso tem uma média de três horas e meia, com rápidas paradas em cafés para banheiro e lanche. Para quem fizer essa opção, uma dica é levar na mochila maçãs (as argentinas valem por uma refeição), biscoitos e muita água.

Caminito, principal cartão postal da Boca
            Outra surpresa é quando o ônibus sai do bairro construído pelos operários italianos e segue para Puerto Madero, um bairro construído à margem de diques do Rio da Prata e que desponta com imponentes empreendimentos modernos.

Chegada em Puerto Madero
      O retorno do passeio é feito por Puerto Madero, último bairro do percurso antes de retornar ao circular. Seguem mais fotos tiradas durante o percurso. Maiores informações no próprio site www.buenosairesbus.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário